Vou ficar devendo o post sobre viajar de trem pela Europa porque tenho coisa mais legal pra escrever. É que sábado passado me mudei pra Oslo, capital da Noruega. Acho que nunca pensei que fosse dizer isso, soa chique e legal, não? Enfim, Ignacio foi transferido para trabalhar aqui por seis meses e eu vim atrás, sem reclamar, é claro. E aqui comparto as primeiras impressões que tive da cidade:
![]() |
Feliz em Oslo, com o Palácio Real ao fundo |
1) Oslo é top.
Quando eu perguntei ao Ignacio como era a cidade (ele veio a Oslo antes de mim), a resposta foi "Oslo es top". E ele tinha razão. Cheguei em Oslo à 0h e, ao entrar no centro, fiquei boquiaberta com a coisa aqui. Os prédios do centro à noite tem um visual incrível, com uma iluminação e uma arquitetura super diferentes. Parece que a gente tá no futuro, em uma cidade de filme e super desenvolvida! E o resto da cidade é bem agradável, uma gracinha e tem um clima gostoso. É uma capital movimentada, tem muita gente, mas você sente uma paz, sabe? Nada de tromba-tromba, é bem limpa e as pessoas são educadas. Então top é uma palavra ótima pra descrever Oslo!
![]() |
Oslo à noite. Foto: John Einar Sandvand |
2) Os noruegueses são muito educados.
Fazendo um link com o tópico anterior, ainda não conheci alguém rude por aqui. Qualquer pessoa com quem você fale te vai responder de maneira educada, simpática e bem disposta, independente da resposta. E ah, TODO mundo fala inglês na cidade. Ufa! :)
3) Além de educados, são muito bonitos.
Aqui você sai pela rua e vê muita gente muito bonita. Sabe aquelas loiraças que a gente vê na tv ou na internet? E aqueles homens altos, loiros, dos olhos azuis, super elegantes e com porte de príncipe? Você vê por aqui aos montes. Aqui a gente anda por Oslo e pensa "UAU!" várias vezes, porque ô gente diferente e bonita. Com todo respeito, é claro. ;)
4) A cidade é multicultural.
Apesar de acabar de descrever a imagem típica dos nórdicos, super loiros, olhos azuis e altos, bom, não é a melhor maneira de descrever a população de Oslo. Na verdade, a impressão é que só metade das pessoas são assim. Andando pela rua você uma mistura de culturas e etnias - há os tradicionais nórdicos, é claro, mas vê também muitas mulheres usando o hijab (véu), muito árabe, muito africano, muito indiano. E todo mundo convivendo aparentemente sem problemas. Pelo que me explicaram aqui, apesar da aparência diferente ao estereótipo norueguês, essas pessoas são, em grande maioria, noruegueses legítimos nascidos aqui. Então é comum as pessoas acharem que você é daqui e falarem com você em norueguês, independente da sua aparência, já que qualquer poderia se encaixar com a população local. Viva a pluralidade!
5) Nunca vi tanto bebê na minha vida!
É sério, acho que a quantidade de carrinhos de bebê em Oslo deve estar igualando a quantidade de carros por aqui. Fizemos uma visita a alguns hospitais (tema para outro post) e na fila de espera você não vê idoso, praticamente só criança. É impressionante! Sinal de que a aposentadoria dos noruegueses está mais que garantida.
6) Oslo é MUITO cara.
Isso eu já sabia e já tinha sido avisada, mas não deixa de bater um desespero ao ver o preço de tudo aqui. Ir ao supermercado? Dá vontade de chorar. Ainda pego um folheto de ofertas para que vocês tenham uma ideia. Oslo faz juz ao título de a cidade mais cara do mundo.
![]() |
Namorando os barcos de milhões de coroas norueguesas na marina de Oslo |
Essas foram as primeiras impressões que tive da cidade. Podem até ser superficiais, afinal estou aqui há menos de uma semana... Mas no mais, estou encantada e tenho a sensação de que aqui se vive muito bem. Vamos ver como vai o andar da coisa... ;)
E aí, deu vontade de conhecer Oslo?
Muchos besos,
Sarah
Nenhum comentário:
Postar um comentário