quinta-feira, 28 de maio de 2015

Agora morando na Noruega! Primeiras impressões de Oslo.

       Vou ficar devendo o post sobre viajar de trem pela Europa porque tenho coisa mais legal pra escrever. É que sábado passado me mudei pra Oslo, capital da Noruega. Acho que nunca pensei que fosse dizer isso, soa chique e legal, não? Enfim, Ignacio foi transferido para trabalhar aqui por seis meses e eu vim atrás, sem reclamar, é claro. E aqui comparto as primeiras impressões que tive da cidade:

Feliz em Oslo, com o Palácio Real ao fundo


1) Oslo é top. 


Quando eu perguntei ao Ignacio como era a cidade (ele veio a Oslo antes de mim), a resposta foi "Oslo es top". E ele tinha razão. Cheguei em Oslo à 0h e, ao entrar no centro, fiquei boquiaberta com a coisa aqui.  Os prédios do centro à noite tem um visual incrível, com uma iluminação e uma arquitetura super diferentes. Parece que a gente tá no futuro, em uma cidade de filme e super desenvolvida! E o resto da cidade é bem agradável, uma gracinha e tem um clima gostoso. É uma capital movimentada, tem muita gente, mas você sente uma paz, sabe? Nada de tromba-tromba, é bem limpa e as pessoas são educadas. Então top é uma palavra ótima pra descrever Oslo! 

Oslo à noite. Foto: John Einar Sandvand


2) Os noruegueses são muito educados.


Fazendo um link com o tópico anterior, ainda não conheci alguém rude por aqui. Qualquer pessoa com quem você fale te vai responder de maneira educada, simpática e bem disposta, independente da resposta. E ah, TODO mundo fala inglês na cidade. Ufa! :)

3) Além de educados, são muito bonitos.


Aqui você sai pela rua e vê muita gente muito bonita. Sabe aquelas loiraças que a gente vê na tv ou na internet? E aqueles homens altos, loiros, dos olhos azuis, super elegantes e com porte de príncipe? Você vê por aqui aos montes. Aqui a gente anda por Oslo e pensa "UAU!" várias vezes, porque ô gente diferente e bonita. Com todo respeito, é claro. ;)

4) A cidade é multicultural.


Apesar de acabar de descrever a imagem típica dos nórdicos, super loiros, olhos azuis e altos, bom, não é a melhor maneira de descrever a população de Oslo. Na verdade, a impressão é que só metade das pessoas são assim. Andando pela rua você uma mistura de culturas e etnias - há os tradicionais nórdicos, é claro, mas vê também muitas mulheres usando o hijab (véu), muito árabe, muito africano, muito indiano. E todo mundo convivendo aparentemente sem problemas. Pelo que me explicaram aqui, apesar da aparência diferente ao estereótipo norueguês, essas pessoas são, em grande maioria, noruegueses legítimos nascidos aqui. Então é comum as pessoas acharem que você é daqui e falarem com você em norueguês, independente da sua aparência, já que qualquer poderia se encaixar com a população local. Viva a pluralidade! 

5) Nunca vi tanto bebê na minha vida!


É sério, acho que a quantidade de carrinhos de bebê em Oslo deve estar igualando a quantidade de carros por aqui. Fizemos uma visita a alguns hospitais (tema para outro post) e na fila de espera você não vê idoso, praticamente só criança. É impressionante! Sinal de que a aposentadoria dos noruegueses está mais que garantida.

6) Oslo é MUITO cara.


Isso eu já sabia e já tinha sido avisada, mas não deixa de bater um desespero ao ver o preço de tudo aqui. Ir ao supermercado? Dá vontade de chorar. Ainda pego um folheto de ofertas para que vocês tenham uma ideia. Oslo faz juz ao título de a cidade mais cara do mundo.
Namorando os barcos de milhões de coroas norueguesas na marina de Oslo


Essas foram as primeiras impressões que tive da cidade. Podem até ser superficiais, afinal estou aqui há menos de uma semana... Mas no mais, estou encantada e tenho a sensação de que aqui se vive muito bem. Vamos ver como vai o andar da coisa... ;)

E aí, deu vontade de conhecer Oslo?

Muchos besos,

Sarah

Nenhum comentário:

Postar um comentário