terça-feira, 10 de março de 2015

Um sábado em Porto

Morar na fronteira com Portugal tem suas vantagens - sábado da semana passada fomos dar uma passeio em Porto, desses bate-volta que você vai de manhã e volta de noite.

A mãe e o irmão do Ignacio vieram passar o fim de semana aqui e queriam muito aproveitar que estamos a 2h de carro de Porto (ou Oporto, como os espanhóis chamam) para conhecer a cidade. Eu já tinha visitado duas vezes - uma em 2013, durante o intercâmbio; e outra há mais ou menos um mês, quando minha irmã e uma amiga vieram visitar.

Fui de "guia" por um dia e a primeira parada foi a cave Taylor's, uma da várias caves de vinho do porto que tem em Gaia (que fica do outro lado do rio Douro em relação a Porto). Acho que é um programa imperdível: você paga 5€ e tem direito a degustar 3 tipos de vinho do porto e a fazer um tour guiado pelas instalações, em que contam um pouco da história da casa e como é produzido o vinho. Vale muito a pena! E ah, pra quem pode, há a opção de degustar um vinho de 1863, pela bagatela de 100€ a taça.

Degustação de vinho do porto

Passeio pela cave Taylor's

Depois de tomar umas boas taças de vinho do porto - mas nenhuma de 150 anos -, descemos a pé até o rio e almoçamos por lá mesmo. A mãe do Ignacio queria comer bacalhau em algum restaurante que fosse um pouco mais fino e, graças ao Trip Advisor, fomos parar no "Bacalhoeiro". Fica bem na beira do rio, o ambiente é bem bacana, o atendimento é rápido e a comida uma delícia! A especialidade é bacalhau, é claro, mas há outras opções no cardápio também. Pedi o bacalhau a brás e estava uma maravilha! De sobremesa, pêra assada com vinho do porto e amêndoas. Fico com água na boca só de pensar, tudo uma delícia! E no final das contas, literalmente, o preço não saiu tão salgado assim: prato principal, bebida e sobremesa por um pouco menos de 20€ por pessoa.

Satisfeitos com a almoço, passeamos pela beira do rio Douro e cruzamos a ponte D. Luis I, que foi muito admirada pelos engenheiros da família. A verdade é que é bem bonita e passar por ela a pé vale a pena pela vista! De lá, seguimos a pé até a Catedral da Sé, bem no alto da cidade, vimos a estação de trem, que tem umas pinturas lindas nas paredes e no teto, e o McDonalds, que é ponto turístico em Porto. Pode parecer estranho, mas é que ele fica onde era o antigo café Imperial, um daqueles cafés dos anos 30 bem glamurosos, com vitrais e detalhes lindos. Por sorte, a rede de fast food quando se instalou ali e manteve esses detalhes.

Ponte D. Luis I sobre o rio Douro

Catedral da Sé

Seguimos nosso passeio subindo a rua das Carmelitas e paramos para visitar a Livraria Lello e Irmão, considerada uma das mais bonitas do mundo. Está sempre bem cheia e nem sempre pode tirar foto, mas é realmente linda!

A livraria fica bem pertinho da torre dos Clérigos, outro ponto turístico da cidade. Passeamos pela área e, claro, já cansados, fizemos uma última parada para lanchar uma francesinha - prato típico da região, um sanduíche com vários tipos de carne e regado a um molho de tomate picante - em um restaurante que chama "O Mercado". Pelo nome, fica no segundo andar do antigo mercado Ferreira Borges, que agora é sede do restaurante, uma boate e algumas lojas mais cult. O ambiente d'O Mercado é bem diferente e moderno e a comida muito boa, embora demorem um pouco pra servir e não seja a francesinha mais barata da cidade.

Livraria Lello e Irmão

Torre dos Clérigos

Exaustos, mais felizes de passear por Porto, cruzamos o rio de novo e fomos buscar o carro pra fazer a viagem de volta. É um pouco pesado fazer esse bate-volta, mas os espanhóis ficaram bem contentes por conhecer Porto! É uma cidade bem bonita, um pouco pitoresca, ótima para o paladar e não pesa no bolso. Adoramos!

Feliz por Porto

Deu vontade de passear por lá também? :)