sexta-feira, 27 de março de 2015

Empanadillas de atún

Esse post é especial para o meu pai, que adora cozinhar e tinha me pedido alguma receita daqui. E provavelmente será um pouco inesperado e estranho, porque quem me conhece sabe que eu sou A negação na cozinha. Conviver com um namorado que cozinha muito bem tem muitas vantagens, é claro, e aprendi um bucado de coisas com ele. Além disso, faço meu almoço todos os dias, então tenho que me virar se não quero comer congelado todos os dias. Até que não me estou saindo tão mal!

Essa receita foi uma "experimentação" sugerida pelo Ignacio, já que é um prato que se come muito por aqui na Galicia. Busquei na internet mais ou menos como fazia, comprei os ingredientes no supermercado embaixo de casa e, pra minha mais completa surpresa, fiz tudo so-zi-nha e ficou uma delícia na primeira tentativa! :D

Então vamos lá, as empanadillas de atún são pasteizinhos assados de atum com molho de tomate, bem famosas na região da Galícia, onde estou morando. É uma delícia e pode ser feito também na versão "empanada", que é tipo um empadão. Eu já fiz as duas versões com a mesma receita do recheio que vou passar aqui embaixo e é bem simples (claro, eu consegui fazer! rs).


A receita rende mais ou menos 30 pasteizinhos ou um empanadão bem caprichado. Para fazer ela eu uso:

  • Meia cebola grande 
  • Meio pimentão verde grande
  • Três tomates médios
  • 160g de atum enlatado (aqui usamos enlatado com azeite, mas acredito que possa ser em óleo também)
  • 300g de molho de tomate
  • Azeite
  • Massa para pastel 

As medidas que uso são essas porque os produtos aqui vem em porções diferentes, então coloquei o valor aproximado para vocês terem ideia. Acredito que usar mais ou menos de alguma coisa não faça muita diferença... até porque não segui exatamente as receitas que vi na internet, o importante é só saber que ingredientes usar e adequá-los ao seu gosto.

Primeiro eu pico a cebola em cubinhos e coloco em uma frigideira com um pouco de azeite em fogo médio. Enquanto isso, vou picando o pimentão também em cubinhos. Deixo a cebola dourar um pouquinho e acrescento o pimentão. Faço o mesmo esquema com o tomate: vou picando enquanto o pimentão cozinha um pouco, depois coloco tudo na frigideira. 

 


Deixo tudo cozinhar uns 5 minutos e, quando o tomate estiver se desfazendo e o pimentão mais suave (1ª foto abaixo), acrescento o atum e deixo esquentar um pouco, uns 3-5 minutos. Em seguida coloco o molho de tomate, mexo bem tudo por mais uns 2-3 minutos e está pronto o recheio.



Ah, o molho de tomate aqui é mais suave, eu diria que até mais doce que o do Brasil. Então talvez seria interessante acrescentar uma pitadinha de açúcar se forem usar o molho de tomate tradicional daí.

Tanto para fazer o empadão quanto os pasteizinhos, compro a massa já pronta. Para o empadão, é só colocar o recheio no meio da massa e fechar, fazendo um buraquinho em forma de cruz no meio, para o vapor do recheio sair. 

Para os pasteizinhos, a massa daqui me pareceu igualzinha à que a gente usa pra fazer pastel frito no Brasil. Coloco uma colher de sopa de recheio na massa, dobro ao meio e ajudo a fechar marcando com um garfo, como sempre vi fazer lá em casa no Brasil. Como o pastel é assado, é bom pincelar um pouco de ovo em cima para deixar ele dourado. Aí é só levar ao forno e retirar quando estiver dourado. 



Estou longe de ser uma Ana Maria Brega pra passar uma receita, mas acho que dá pra ter uma ideia de como fazer, não é mesmo? Aqui a gente come a empanada e os pasteizinhos no jantar ou de aperitivo nos bares, mas é uma ótima opção também pra um lanche da tarde.



Se alguém fizer depois me conta o que achou! :)

Besos,

Sarah

Nenhum comentário:

Postar um comentário