terça-feira, 28 de abril de 2015

Ruínas II

Já não estamos na Galicia e esse passeio fizemos há pouco mais de um mês, mas acho que vale a pena mostrar um pouquinho sobre ele aqui.

Em outro fim de semana de tempo bom, pegamos o carro e viajamos cerca de uma hora em direção à cidade de Bande. Eu não sabia o que iríamos fazer, o Ignacio disse que era surpresa e que eu ia gostar do que veríamos. No caminho paramos em povoados de casinhas de pedras, típicos galegos, que pareciam parados no tempo. Mas não era isso o principal que iríamos ver, tínhamos que encontrar um lago por ali.

Depois de parar também para almoçar ao chegar na cidade, encontramos por fim o lago, que era muito bonito, mas eu ainda não sabia porque estávamos lá. Passeamos um pouco pela orla e começamos a encontrar umas pedras alinhadas no chão, como se fossem o desenho de uma casa. O Ignacio me perguntou o que eu achava que era e me explicou que estávamos onde foi um acampamento romano do século I, e que ali começavam as várias ruínas que havia ao redor do lago.

Para a minha família: Sue que gosta de azul.
Toda feliz encostada na "parede" do que foi parte do acampamento. Estaria na sala?

Sei que pra maioria vai parecer só um monte de pedra no chão, mas eu estava adorando passear por um lugar onde há quase dois mil anos moravam uns soldados romanos. Acho que o Brasil nem pensava em ser descoberto! O Ignacio também me explicou que bem recentemente encontraram mais ruínas por ali, foram escavando e descobriram o que acham ser a mansão de um dos generais. Achei o máximo, imagina só, depois de anos e toda tecnologia descobrir que ali há mais ruínas a serem descobertas. Deu vontade de pegar uma pá e sair cavando!

Procuramos esses novos achados e acabamos percebendo que estávamos no lugar errado - aquele monte de pedras que tínhamos visto era quase nada comparado com que íamos ver. Veja bem, assim que vimos o lago estacionamos e fomos seguindo a orla à direita. O que não sabíamos era que as ruínas que deram fama ao lugar na verdade estavam à esquerda, a alguns minutos dali. E eu que já estava toda feliz por ter visto aquele bando de pedras, fiquei alucinada, como dizem por aqui, quando vi o que me esperava.


Pelas fotos não dá pra ver bem o tamanho, mas as ruínas são enormes! Tanto que são conhecidas como "A Cidá", que significa cidade em galego. São 3 hectares de ruínas e, quando você chega, o primeiro que vê é a estrutura do que foi o quartel geral, logo alguns barracões da tropa e uma estrutura que acreditam ter sido um hospital. O mais legal é que dá pra entrar e ir passeando por elas, lendo as placas informativas do que era cada estrutura e cômodo e imaginando como seriam as coisas por ali há quase dois mil anos. 


Em uma das entradas do quartel geral
Um dos barracões
Sentada no poço de um dos barracões

Ignacio brincando com o forno, que ainda está inteiro
 
Entrada de um dos barracões


 E o passeio não parou por ali. Seguimos mais um pouco e chegamos a umas termas, que são piscinas de água quente natural deixadas ali por romanos. E havia um pessoal lá tomando um banho quentinho, apesar dos 14-16ºC que fazia do lado de fora! São várias piscinas e algumas banheiras, que na verdade parecem caixões (desculpem a imaginação fértil), utilizadas pelos romanos para tomar banho lado a lado com o amigo (ou amiga? Não sei como funcionava a coisa na época...). Fiquei morrendo de inveja e vontade de estar tomando um banho em piscinas termais de quase dois milênios... E ah, dizem que essas águas tem propriedades curativas.


Uma das piscinas e as banheiras

Não precisa nem falar que adorei o passeio e ainda tenho a intenção de voltar lá para tomar um bom banho na piscina termal dos romanos. E quem sabe não levo uma pá pra sair cavando? O acampamento Aquis Querquennis, nome dado às ruínas, fica em Baños de Bande, a cerca de 50 km ao sul de Ourense.


 
Pra finalizar, vista aérea e simulação de como era o acampamento. Via.



Nenhum comentário:

Postar um comentário