quinta-feira, 9 de abril de 2015

Semana Santa na Espanha

Confesso que não sei muito sobre as tradições da semana santa (não sou católica), mas aprendi um pouco sobre como são aqui na Espanha. A principal - e sobre qual vou falar nesse post - são as procissões, que acontecem por todo país.

Vi algumas procissões ao vivo na semana santa de 2013 em León, quando morava por lá. Esse ano o feriadão foi mais pra descansar, vimos um pouquinho pela TV e deu pra ter uma ideia de como são no resto do país.

KKK ou semana santa? Foto: dr_zoidberg

O primeiro que chama atenção nas procissões é o figurino. E o primeiro que passou na cabeça de todos os meus amigos brasileiros que viram alguma procissão aqui - e provavelmente na sua também ao ver a imagem acima - foi "peraí, mas isso não é a Ku Klux Kan?". Pois é. Saem grupos mascarados com aqueles capuzes pontudos e dá um pouco de medo... quando não estão com o chapéu pontudo, o capuz é estilo carrasco que vai cortar sua cabeça com um machado, o que não ameniza muito. Na verdade esses trajes são dos penitenciadores, que estão envergonhados pedindo perdão pela morte de Cristo. Buscamos relação da Ku Klux Kan com as procissões, porque certamente elas são mais antigas que o grupo extremista, e parece que não há nenhuma direta. Pelo que vimos na internet, a KKK começou usar esse traje porque contavam histórias de medo e esse capuz com ponta cumpre o propósito. Não conseguimos descobrir se foram inspirados na procissões espanholas ou não...

Carrascos ou semana santa? Foto: taringa

Outro grupo de destaque nas procissões são as manolas, mulheres que vão todas de preto, com aquele arco na cabeça típico espanhol, em luto pela morte de Cristo. Vai também uma banda tocando marchas fúnebres e, o mais importante, as imagens de cada confraria. São imagens enormes e impressionantes, que vão carregadas pelos devotos nos ombros e na cabeça. Conversei com um cara na semana passada que estava contando as horas para a semana santa, porque tinha passado 12 anos na fila de espera para ser um dos costaleros, que são aqueles que carregam as imagens enormes. 12 anos! Para os espanhóis devotos, acho que ser costalero é uma das maiores honras que poderiam ter e significa poder redimir seus pecados. É literalmente um fardo que chega a deixar marca no crânio de quem leva a imagem na cabeça...


Manolas. Foto: El Diario de León
Costaleros. Fotos: mirayvuela

Religiosidades à parte, aproveito também pra contar de uma profissão digamos que profana que vi também em León em 2013. Ela é bem famosa e atrai muita gente todo ano, principalmente universitários. É a procissão de "San Genarín", considerado pelos leoneses o padroeiro dos bêbados.

Genarín foi uma figura muito famosa em León nos anos 20, conhecido pela sua notória paixão pela boa vida, bebida, mulheres, bordéis e mais bebida. De acordo com a história que me contaram (e que consta no Wikipedia), Genarín morreu atropelado em 1929 pelo primeiro caminhão de lixo de León, enquanto fazia suas necessidades em uma caçamba de lixo. Para homenageá-lo, seus amigos decidiram se juntar na Plaza del Grano na cidade e beber e recitar poesias em sua homenagem. Com o tempo mais gente foi se juntando a eles até chegar no nível de uma procissão, que obviamente foi proibida na época da ditadura, voltando à ativa no final dos anos 70 com a democracia.

San Genarín. Foto: ileon
Procissão de San Genarín. Foto: leonocio

Vi na Wikipedia que ao Santo Genarín também são atribuídos 4 milagres (incrível isso haha): a redenção da prostituta que encontrou ele morto; um gol do time de León que não é lá grandes coisas; a "cura" de um doente renal que, ao mijar na mesma caçamba que Genarín, excretou a pedra que tinha nos rins; e a queda do ladrão que todos os anos roubava as oferendas ao "Santo", que acabou quebrando o quadril. Ri muito de todos.

Essa procissão eu vi ao vivo e é muito engraçada. É uma procissão com tudo que tem direito - devotos segurando velas, outros carregando imagens enormes e uma banda que toca músicas mais animadas que as tradicionais da semana santa. E, de acordo com a tradição, todo mundo bebendo em homenagem ao santo. Profano, mas hilário!

Seja qual significado a semana santa tenha pra vocês, espero que tenham tido uns bons dias de feriado e uma boa páscoa!

Muchos besos,

Sarah

Nenhum comentário:

Postar um comentário